Das 32 equipas que competirão na fase de grupos 2018/19, 26 já estão confirmadas e a elas irão juntar-se os seis vencedores do “play-off” em Agosto. Essas seis equipas serão provenientes de um destes dois caminhos de qualificação:
Caminho dos campeões – este caminho destina-se aos campeões nacionais, com os primeiros a entrarem em cena a serem os campeões dos quatro países pior posicionados no ranking na recém-criada fase preliminar (disputada no formado de mini-torneio a eliminar, em Gibraltar). Os vencedores desta fase preliminar juntam-se na primeira pré-eliminatória aos campeões dos 31 países seguintes pior posicionados no ranking, com as quatro equipas seguintes a entrarem na fase a seguir. Os dez vencedores desta segunda pré-eliminatória, mais duas equipas que aí entrarão em prova, medirão forças de seguida na terceira pré-eliminatória e os seis vencedores seguem ao “play-off”, fase em que terão a companhia de mais dois participantes em quatro duelos do “play-off”.
Caminho das ligas – este caminho será composto por três rondas. Quatro equipas começam na segunda pré-eliminatória, com os dois vencedores a rumarem à terceira pré-eliminatória, fase em que terão a companhia de seis outras equipas que aí entram em prova. Quatro equipas seguem para o “play-off” e os dois embates determinarão os apurados para a fase de grupos.

